16 de Março no GAIA: Estreia da primeira curta documental do SEED ACT

Jantar Popular + Estreia do Acto I do SEED ACT + conversa com a realizadora

16 de Março pelas 18 horas para quem quer ajudar a cozinhar e preparar o espaço e pelas 20 horas para quem quer sentar-se à mesa!

estreia seed act

O documentário SEED ACT | ACTO SEMEAR contará uma história através das vidas e acções das pessoas que todos os dias preservam e defendem a nossa herança bio-cultural: as sementes de cultivo. Percorrendo as margens da nossa sociedade em vários países da Europa, e contado em pelo menos 5 línguas, o filme abre uma janela sobre as ameaças que as sementes e seus guardiões enfrentam e sobre as formas de contrariar o assalto, através do trabalho inspirado e colaborativo, enraizado na natureza e no respeito pela vida.

O filme será lançado ao longo deste ano por episódios - actos que abordam diversas formas de pensar e agir pela liberdade das sementes. O formato de episódios dá-nos a oportunidade de disponibilizar o muito material recolhido à medida que vamos editando, permite-nos oferecer um mergulho profundo em cada uma das situações que encontramos ao longo das viagens dos últimos 3 anos em 6 países europeus e potencia uma oportunidade de reflexão e de acção diferente em cada capítulo.

“ACTO I - Ao Encontro da Semente” (15 min) foi a primeira situação filmada para este documentário, e retrata o dedicado trabalho e paixão pelas variedades tradicionais que caracterizam a associação portuguesa Colher para Semear. Poderão encontrar a sinopse no fim deste email.

Este capítulo do filme foi também aceite para fazer a sua estreia no Porto no dia 31 de Março, no festival “Cinema com Terra”, organizado pelas associações Colher para Semear e Campo Aberto.

A estreia em Lisboa terá lugar no dia 16 de Março, no espaço do GAIA, na Rua da Regueira 40 em Alfama, e será antecedida por um já clássico jantar popular, como sempre bio, vegan e sem OGM, que terá como digestivo uma conversa informal que se espera animada com a realizadora Sara Baga e a produtora Lanka Horstink.

+ info
seedactfilm.wordpress.com
http://cargocollective.com/liquen/SEED-ACT-ACTO-SEMENTE

Sinopse “ACTO I - Ao Encontro da Semente”
É sábado de manhã em Arouca, uma vila no norte de Portugal, parte de uma região de serras e vales ainda povoada por camponeses. Numa sala do mosteiro fundado no século X, reúnem-se centenas de pessoas. Atentam à Mesa de Sábios.

A cada ano a Colher para Semear ruma a uma nova região do nosso Portugal, onde durante meses faz um levantamento das variedades tradicionais aí cultivadas. A paisagem muda, mas estes encontros são sempre momentos únicos, de festa e prazer. São tempos de descoberta, para todos os velhos e novos apaixonados das variedades tradicionais.  Aqui reencontram-se amigos e fazem-se novas amizades. Conhecem-se sábios anciãos, mestres esquecidos da terra. Encontram-se as variedades de antanho que ainda se cultivam e os preceitos com que se utilizam. No fim, as histórias, os sabores, os cheiros e as cores, de tudo o que vimos e experienciámos, polvilham sorrisos e fazem-nos querer voltar, ansiando para que o Outono não tarde em chegar.

 

O que é o Jantar Popular?

  • Um Jantar comunitário vegano, biológico e LIVRE DE OGMs que se realiza no GAIA, Rua da Regueira, n 40, em Alfama.
  • Uma iniciativa inteiramente auto-gerida por voluntários.
  • Um jantar em que podes colaborar! Para cozinhar e montar a sala basta aparecer a partir das 18h. Jantar "servido" a partir das 20h.
  • Um projecto autónomo e auto-sustentável. As receitas do Jantar Popular representam o fundo de maneio do GAIA que mantém assim a sua autonomia.
  • Um jantar onde ninguém fica sem comer por não ter moedas e onde quem ajuda não paga. O preço nunca é mais de 3 pirolitos.
  • Um exemplo de consumo responsável, com ingredientes que respeitam o ambiente, a economia local e os animais.
  • Uma oportunidade para criar redes, trocar conhecimentos e pensar criticamente.