Oficina de Construção de Sanitário Ecológico – Retrete Seca, e Introdução à Compostagem Caseira com Minhocas

Sábado, 25 de Junho

Oficina de Construção de Sanitário Ecológico – Retrete Seca,  e Introdução à Compostagem Caseira com Minhocas

Não gasta água, produz fertilizante natural, não cheira.

Parte 1: Introdução Teórica com mostra de fotos de diferentes exemplos usados em situações específicas.

Parte 2: Construção de uma pequena unidade móvel de wc seca.

Parte 3: Introdução à Compostagem caseira com Minhocas.

Com João Gonçalves

No Centro Social da Aldeia, das 10h às 13h e das 14h30 às 16h30

Inscrição prévia: 5 €

Tel/Fax: (+351) 283 925 032

Email: geral [at] centrodeconvergencia [dot] org

Fotos de exemplo demonstrativo construído no Parque Verde Do Mondego em Coimbra

http://must-hardseed.blogspot.com/search/label/wc_seca

Introdução ao “Mundo dos Torneados em Madeira",18 Junho, Aldeia das Amoreiras

Introdução prática ao “Mundo dos Torneados em Madeira" com Henry Oliveira

Com uma vasta experiência na criação de peças de madeira torneadas de forma artesanal, Henry Oliveira vem à Aldeia das Amoreiras dar a conhecer a origem ancestral desta técnica e ensinar como se faz uma peça torneada.

Férias de Verão na Aldeia das Amoreiras * Julho e Agosto 2011

Ania e a Terra das Crianças

O Centro de Convergência/ GAIA Alentejo e a Aldeia das Crianças (iniciativa Terra das Crianças na Aldeia das Amoreiras) acolhem todas as crianças entre 3 e 9 anos que queiram brincar e aprender com a Terra e a Natureza, nas suas férias de Verão. Abrimos a antiga Escola Primária da Aldeia das Amoreiras às meninas e meninos desta aldeia e arredores e também aos veraneantes que por cá passem as férias. AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS e são feitas por semana, com os seguintes preços:

Jantar Popular volta amanhá!

Hoje não há jantar Popular do GAIA no RDA

Hoje não há jantar Popular do GAIA no RDA devido à semana intensa que passou e que continua no Rossio nas praças, na rua, nos bancos, nas embaixadas, nas hortas...

Aparece no Rossio, todos os dias pelas 19h!
Amanhã (dia 3 de Junho) concentração de megafone aberto, no dia de acção contra a violência policial, 18h, Largo de S.Domingos.
Sábado (dia 4 de Junho) Assembleia Popular, às 15h, no Rossio!

Concentração contra a violência policial

Sexta-Feira dia 3 de Junho
Largo de São Domingos (à Ginjinha)
Microfone aberto a partir das 18h

Faz um mês que corremos as ruas de Setúbal em fuga das balas de borracha da polícia, quando nos preparávamos para partilhar uma sopa com os vizinhos do Largo da Fonte Nova.

Dias depois, um colectivo viu-se corrido à bastonada pelos agentes da PSP, por ter recuperado uma escola abandonada. No bairro da Fontinha, no Porto, ainda Maio ia a meio.

Também este mês voaram as balas de borracha sobre vizinhos de Odivelas. Nada de novo na periferia lisboeta.

Épico final para um mês tão comum, uma multidão a correr nas ruas de Barcelona. Os 'Mossos d'Esquadra' catalães fecharam Maio exercitando os seus bastões. Segundo eles, tratava-se de limpar a praça.

É com entusiasmo que cumprem as suas funções, é com brutalidade que esquecem a própria exploração. Que a polícia se reconheça e saiba assumir-se como povo. Entretanto entregamo-nos com tudo à construção do mundo que desejamos justo, recusando a apatia que parece ter dominado as nossas ruas.

Todis ao Rossio!

O jantar popular previsto para hoje foi cancelado porque fomos ou estamos, ou temos estado todis no Rossio.

A Praça do Rossio está ocupada desde sexta-feira, dia 20 de Maio. O pessoal lá acampado está a viver auto-organizado em grupos que mantêm e dinamizam o espaço: logística, acção directa, manifestos/debates, organização assembleária, comunicação, informação, apoio legal, entre outros.

Todos os dias, das 19h às 21h, há uma assembleia na Praça, onde todis podem ter voz. Depois da assembleia há um jantar grátis e logo de seguida, o pessoal reúne-se nos grupos de trabalho.

Sábado está convocada uma manifestação para as 15h na Avenida da Liberdade, em frente ao cinema São Jorge a terminar no Rossio.

Vamos rebentar a bolha!

DE LA DEMOCRACIA DELEGADA DISTRIBUTIVA A LAS DEMOCRACIAS PARTICIPATIVAS CONVERSACIONALES

No contexto das "acampadas", divulgamos um texto que ajuda a reflectir sobre formas de democracia, agora que muita gente está na rua a questionar o actual modelo de sociedade. Para ler em pdf, com formatação correcta e notas, clicar aqui.

 

DE LA DEMOCRACIA DELEGADA DISTRIBUTIVA A LAS DEMOCRACIAS PARTICIPATIVAS CONVERSACIONALES
Manuel Montañés Serrano
[Artículo incluido en el libro titulado Reparto: Presupuestos Participativos y
Autogestionados en Las Cabezas de San Juan. Atrapasueños, Sevilla, 2004]

INTROITO
La democracia delegada y su dispositivo de participación distributiva [léase
las consultas electorales] no son los medios más acertados para conocer el
modo que mayoritariamente la población considera más adecuado para
solucionar, o al menos paliar, todos y cada uno de los problemas sociales
que inquietan y preocupan a la ciudadanía. Como se mostrará
seguidamente el que los resultados de las elecciones proporcionen a una
opción electoral el mayor porcentaje de representantes no significa,
necesariamente, que esa opción represente los intereses, deseos y
necesidades sociales de la mayoría de la población. Para conocer tanto las
necesidades sociales como el modo que mayoritariamente se considera
más pertinente para atenderlas, se ha de propiciar procesos participativos
conversacionales.

Acampada do Rossio - 2ªf dia 23

Do dia de ontem das actividades na praça do Rossio:

Estamos a aprender pela primeira vez na vida como se participa numa Assembleia Popular. Por isso....

Comunicado de Imprensa - 24.05.2011 - «Claro que vamos ficar!»

Um interessante relato em primeira mão (em castelhano) de alguém que regressou recentemente das Puertas del Sol: Estivemos en Sol e vimos isto que queremos partilhar con todos no Rossio...

Hoje, 3ªf, nova assembleia às 19h com microfone aberto desde as 18h. Vemo-nos na Praça!

Democracia Verdadeira já!

A praça do Rossio continua a ser palco de uma "acampada", com assembleias diárias para debate e deliberação daquilo que nos move.

"Tive oportunidade de participar nas assembleias de Sábado e Domingo. A sensação de democracia e solidariedade é incrível. Ver cerca de 400 pessoas no sábado e 600 no Domingo a pegarem no megafone e a apresentar, debater e deliberar ideias várias, sem líderes e de forma a criar uma plataforma de entendimento, é o que mais genuinamente se pode definir como democracia. No processo de entender aquilo que nos junta, já atingimos um objectivo indispensável: a democracia verdadeira."

O GAIA, na sua actividade diária de sensibilização para uma sociedade mais sustentável e solidária, não pode deixar de apoiar activamente este movimento, que desejamos irresistível, de enraizamento da democracia para um nível horizontal e directo, directamente ligado a cada pessoa. Estamos na praça de coração unido com toda a gente!

Quem não puder estar presente no local, pode seguir os acontecimentos na página oficial em http://acampadalisboa.wordpress.com/ ou nas páginas ou blogs de pessoas participantes nas assembleias,como http://5dias.net/    http://www.precariosinflexiveis.org/ ou http://pt.indymedia.org/

Também na nossa página iremos dando conta com relatos em primeira mão daquilo que no Rossio se vai passando. Claro que nada disto dispensa a presença ao vivo na praça, para participação directa em todo o processo, única forma de garantir o seu sucesso. Entretanto, na assembleia de Domingo deliberou-se o seguinte manifesto:

1º Manifesto do Rossio

Os manifestantes, reunidos na Praça do Rossio, conscientes de que esta é uma acção em marcha e de resistência, acordaram declarar o seguinte:

Nós, cidadãos e cidadãs, mulheres e homens, trabalhadores, trabalhadoras, migrantes, estudantes, pessoas desempregadas, reformadas, unidas pela indignação perante a situação política e social sufocante que nos recusamos a aceitar como inevitável, ocupámos as nossas ruas. Juntamo-nos assim àqueles que pelo mundo fora lutam hoje pelos seus direitos frente à opressão constante do sistema económico-financeiro vigente.

De Reiquiavique ao Cairo, de Wisconsin a Madrid, uma onda popular varre o mundo. Sobre ela, o silêncio e a desinformação da comunicação social, que não questiona as injustiças permanentes em todos os países, mas apenas proclama serem inevitáveis a austeridade, o fim dos direitos, o funeral da democracia.

A democracia real não existirá enquanto o mundo for gerido por uma ditadura financeira. O resgate assinado nas nossas costas com o FMI e UE sequestrou a democracia e as nossas vidas. Nos países em que intervém por todo o mundo, o FMI leva a quedas brutais da esperança média de vida. O FMI mata! Só podemos rejeitá-lo. Rejeitamos que nos cortem salários, pensões e apoios, enquanto os culpados desta crise são poupados e recapitalizados. Porque é que temos de escolher viver entre desemprego e precariedade? Porque é que nos querem tirar os serviços públicos, roubando-nos, através de privatizações, aquilo que pagámos a vida toda? Respondemos que não. Defendemos a retirada do plano da troika. A exemplo de outros países pelo mundo fora, como a Islândia, não aceitaremos hipotecar o presente e o futuro por uma dívida que não é nossa.

Recusamos aceitar o roubo de horizontes para o nosso futuro. Pretendemos assumir o controlo das nossas vidas e intervir efectivamente em todos os processos da vida política, social e económica. Estamos a fazê-lo, hoje, nas assembleias populares reunidas. Apelamos a todas as pessoas que se juntem, nas ruas, nas praças, em cada esquina, sob a sombra de cada estátua, para que, unidas e unidos, possamos mudar de vez as regras viciadas deste jogo.

Isto é só o início. As ruas são nossas.


Jantar popular: marcha lgbt

Na próxima quinta-feira, dia 19 de Maio, o jantar popular será um benefit para a marcha lgbt 2011. Além dos lucros do jantar reverterem a favor da organização da Marcha do Orgulho de Lisboa, está previsto um debate pelas 21h30 com o tema: "Marcha do Orgulho LGBT: Porquê e para quê?"

O jantar começa a ser preparado pelas 16h e às 20h é servido. No RDA69 - Regueirão dos Anjos 69.

Para mais informações sobre a marcha: http://marchaorgulholx2011.blogspot.com/

lgbt

Jantar popular: decrescimento e o fim da dívida

O jantar popular desta quinta dia 12 de Março é sobre o decrescimento e o fim da dívida. O tema, que pretende discutir e propôr saídas para a espiral existente entre crescimento económico e endividamento, começa a ser debatido pelas 21h30 no RDA69 - Regueirão dos Anjos nº69. Mas antes, pelas 16h, começa-se a preparar o jantar vegano e livre de trangénicos, onde todas as mãos são bem-vindas. Às 20h o jantar é servido.

decrescimento

Jantares populares Maio

Os jantares populares do GAIA não são só jantares. Querem abrir um espaço político de discussão e acção e querem ser um ponto de encontro entre diferentes tipos de sensibilidades. E porque queremos que os jantares sejam de tod@s e auto-geridos, a preparação colectiva é também muito importante. Quem puder aparecer mais cedo, as portas do RDA69 - o espaço e colectivo que cedem o espaço aos jantares das quintas - estão abertas a partir das 16h para a confecção do manjar vegano. Quem cozinha não paga. Pelas 20h servimos o jantar e pelas 21h30 começa a actividade que abre espaço ao tema proposto. Este mês há quatro: "terrorismo oficial", "decrescimento e fim da dívida", "marcha lgbt" e "diy: do it yourself". Morada: Regueirão dos Anjos, nº69.

maio

Jantar popular: terrorismo oficial

No contexto da carga policial a um grupo de manifestantes em Setúbal no último domingo, dia 1 de Maio, o GAIA organiza um jantar popular sobre repressão policial.

Para mais informações: http://pt.indymedia.org/conteudo/destacada/4398

O jantar é esta quinta, dia 5 de Maio, no RDA69 - Regueirão dos Anjos 69. Ponto de encontro às 16h para começar a preparar o jantar, às 20h o jantar é servido e pelas 21h30 entramos numa conversa sobre o tema proposto.

terrorismo

Consultas Enfermagem gratuitas na Aldeia - Apoie

É com grande prazer que anunciamos que as consultas de enfermagem na Aldeia das Amoreiras continuam a funcionar de modo gratuito com datas marcadas para todo o ano de 2011.

Temos um calendário para todo o ano com consultas uma vez por mês, no primeiro sábado de cada mês às 10h no Centro Social. Nestas consultas pode fazer o teste de colesterol, glucose e medição de tensão e receber conselhos de saúde de acordo com os resultados obtidos.

Estas consultas são realizadas em voluntariado e os materiais e equipamentos necessários para apoiar a saúde na Aldeia das Amoreiras são comprados com os seus donativos. Até agora já conseguimos mais de 200€ mas precisamos de 840€ para todos os materiais (máquina e testes de colesterol, garrafa de oxigénio, pensos, ligaduras, desinfectantes, luvas, gordura, soro fisiológico, teste multistick, entre outros).

Conteúdo sindicado