Globalização

A crise mundial e a situação do agronegócio

Por João Pedro Stedile*

São Paulo, junho/2009 – Na história dos 250 anos do capitalismo industrial, houve numerosas crises cíclicas e pelo menos três crises sistêmicas – incluída a atual - que tiveram caráter mundial. Nas crises anteriores, os capitalistas sempre adotaram medidas para sanear o sistema e recuperar o ciclo de expansão e reprodução do capital. Entre essas medidas, destaca-se a necessidade de destruir o capital acumulado (em poucos meses foram queimados mais de US$ 4 bilhões), aumentar a exploração dos trabalhadores para aumentar o lucro principalmente por meio do desemprego, redução dos salários e aumento da produtividade do trabalho. A Organização Mundial do Trabalho prevê que 40 milhões de operários perderão seus empregos.

Ecologia Urbana e Convergência em Meio Rural

“As grandes metrópoles consomem enormes quantidades de variadíssimos recursos provenientes de uma infinidades de regiões do mundo. As regiões que as envolvem não têm capacidade de satisfazer as necessidades básicas dos seus habitantes o que origina um consequente aumento na procura dos bens primários no mercado das exportações internacionais.” (…)

”Fará sentido voltar a popular o espaço rural em aldeias ou em vilas por este país fora?”

Decentralized.jpg

Este é um excerto da comunicação intitulada “Ecologia Urbana e Convergência em Meio Rural” apresentada pelo eng. André Vizinho, do Centro de Convergência, no seminário “Conservação da Natureza e Turismo”, que decorreu na Escola Superior Agrária de Beja no dia 27 de Maio de 2009.

Leia este artigo fazendo o download aqui em formato pdf: Ecologia Urbana e Convergência em Meio Rural

MIX YOUTUBE ANTI-ZOMBIE DA COLINA POENTE + Jantar Popular

Esta quinta-feira, no Centro Social do Gaia, pelas 19h00 antes do Jantar Popular:

MIX YOUTUBE ANTI-ZOMBIE DA COLINA POENTE

SIM É POSSÍVEL!

HÁ ESPERANÇA!

Quem nunca passou uma noite à frente do youtube que atire a primeira pedra!
Este mix vai provar a todos os videastas cépticos e cinéfilos (desa)creditados nestas coisas que nem tudo é lixo e que vale a pena dar atenção às pérolas da enviada da colina boémia.

E a acompanhar Seitan á Bolonhesa Verdi com Salada de Pepino PseudoGrega.

Para sobremesa, pelas 22h00, leitura de um livro pela autora Silvia Hable.

Silvia Hable vai ler passagens (em alemão) do seu livro recém-publicado "Augen zu gilt nicht - auf der Suche nach einer gerechten Welt" ("Não conta fechar os olhos - na busca de um mundo justo")

Mação: Quercus "ocupou" barragem de Belver

A associação ambientalista Quercus ocupou esta manhã, pacificamente, a barragem de Belver, em Mação (Abrantes), em protesto contra o novo Programa Nacional de Barragens e a recente campanha de comunicação lançada pela eléctrica EDP.

As ruas são de toda a gente!

As ruas são de toda a gente!

No sábado passado, dia 30 de Maio,um grupo de 40 pessoas deu cor e vida às ruas de Lisboa. As ruas de Lisboa tiveram um coração não uniforme (e que bonito era!) em movimento e colorido.
Durante esse bonito momento de vida na rua houve música, teatro, mais música, jogos, sorrisos, cores, movimento, batidas, líquidos dançantes, mergulhos nas águas das praças, formas esféricas pelo ar....Ah! E também houve sopa e um filme. Um filme onde os espectadores imaginavam e criavam as falas do que era projectado na parede de umas ruínas. A criação não tinha limites e os recursos eram poucos. Com poucos recursos se fez muito...
A rua foi de todos no dia 30 de Maio, a rua teve dinâmica, esteve VIVA a pulsar criatividade, música e pinturas de sorrisos em todos os seus espaços vazios.

As ruas são de toda a gente, oié! O espaço público deve e pode ser usado por todos, como foi demonstrado neste último sábado!As ruas são de toda a gente, hoje, amanhã e ....

 

Sexta, dia 15 de Maio, 21h30: Curta metragem ‘Kunta’ e Debate sobre Imigração/Bairros Sociais

Curta metragem ‘Kunta’ e Debate sobre Imigração/Bairros Sociais
Realização Ângelo Torres
Debate/Conversa com Ângelo Torres, LBC e Ana Rajado
Sexta, dia 15 de Maio, Centro Social da Mouraria, 21:30.
Organização: Revista Rubra
 
Ângelo Torres define-se como um contador de histórias. Mas é também
conhecido pelo seu sentido de humor e…de humanidade. Talvez por ter
vivido em seis países e sempre se ter sentido um estrangeiro nesses
países, um ‘Kunta’, nome que os cubanos dão aos estudantes africanos
quando não sabem os seus nomes.
 
’Kunta’ é a primeira curta-metragem de Ângelo Torres. É a história de
«um imigrante que vive em qualquer cidade da Europa, neste caso em
Lisboa, numa pequena localidade nos arredores da cidade. Um dia
acontece uma coisa inusitada....».
 
À curta-metragem seguem-se histórias de Ângelo Torres e uma
conversa sobre imigração com Ângelo Torres, MC LBC Minao Soldjah,
activista pelos direitos dos imigrantes e Ana Rajado do colectivo
Revista Rubra.
 
Nos dias que correm, de criminalização pública dos trabalhadores

Filme e debate com o Movimento de Pescadores e Cidadãos contra as Praias Privadas

Filme O Mar é Nosso!

Realização Tiago Cravidão

Organização: Revista Rubra

 

Lisboa: Sábado, dia 9 de Maio, Centro Social da Mouraria, 16 horas

Porto: Sábado, 16 de Maio, Casa da Horta, 17 horas

Fanhais: (Nazaré): Sábado, Liga dos Amigos de Fanhais, 21 horas

 

Debate/Reunião aberta com a presença de representantes do Movimento de Pescadores e Cidadãos contra as Praias Privadas

5ª Filme "Dois Palmos de Ilha" + Jantar Popular; Sábado 9 Maio Filme "O Mar é Nosso" + Debate às 16h

Esta Quinta-feira, pelas 19h:

Filme: "Dois Palmos de Ilha"
Filme Documentario realizado na Cova do vapor e no Segundo Torrão.
Resultado de LABO de video de 2 semanas da Formação Intensiva Acompanhada 08/09 do C.E.M.-Centro Em Movimento. 40 min. Mini-DV

sinopse:

2 equipas, 2 bairros, 4 dias de filmagem, 3 de montagem, ao encontro do "outro" lado do rio. 2 semanas a nevagar-1 exercicio colectivo : encontro, as urgências e a relação de dois bairros vizinhos de Lisboa : a Cova do Vapor e o Segundo Torrão.  Sem uma proposta fechada de tema a descoberta  dos bairros, das pessoas, suas historias, pontos de vista e momentos de vida.
-------------------------------------------------------------------------------------------

Sábado, dia 9 de Maio, Centro Social da Mouraria, 16 horas:

No quiero transgénicos! 5 ª feira às 15h no Consulado espanhol (Porto)

Durante este mês de Abril a sociedade espanhola mobiliza-se  contra o cultivo de organismos geneticamente modificados (OGM's). Estão marcadas várias actividades entre os dias 13 e 19 de Abril, no sentido de
sensibilizar o Governo espanhol para a interdição destas perigosas
culturas e pela promoção de uma agricultura de qualidade e sustentável.As acções têm o ponto alto no dia 18 de Abril com uma grande manifestação em Zaragoza.

Dia 1 de Abril, dia das Mentiras Financeiras

O GAIA participou com a rede "que alternativas" no dia 1 de Abril, no dia das mentiras financeiras. Durante 2h, um grupo de activistas "executivos" com nariz de pinóquio andou por Lisboa a distribuir mentiras financeiras. Ao mesmo tempo que se distribuíram mentiras, também se conversava com quem andava pelas ruas e debatia-se um pouco o que estava em causa naquela acção e no dia das mentiras financeiras.

Entre os "executivos" também estava representado um banco que ia pedindo dinheiro pelas ruas, para superar este momento de "crise" que passa. O banco era representado por um saco de dinheiro bem recheado contrabalançando com um saco muito pequeno que representava a segurança social.

Aqui está a lista de mentiras que se distribui nesse dia:

Mentira: A crise foi criada porque alguns banqueiros foram gananciosos "demais" e enganaram o sistema
Verdade: A ganância é a base do sistema capitalista, foi a procura de lucros cada vez mais altos que levou a que os especuladores ignorassem os riscos cada vez maiores de colapso do sistema. A crise expôs algumas fraudes, mas ela teria existido mesmo sem ilegalidades.

Conteúdo sindicado